quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Grande esperança, para a pequenina Carmen.

Leucemia: Encontrado dador compatível com Carmen Pinheiro
03 de Fevereiro de 2010, 15:48
Caldas da Rainha, Leiria, 03 fev (Lusa) - Mais de sete mil portugueses participaram em campanhas de norte a sul do país, mas foi no estrangeiro que foi finalmente encontrado um dador de medula compatível com Carmen Pinheiro, de cinco anos e vítima de leucemia mieloblástica.

"É com enorme e imensa alegria que informamos ter sido encontrado um dador compatível para a nossa Carmen", refere a família num comunicado enviado à Lusa.

De acordo com a informação transmitida pelo Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, trata-se de um dador estrangeiro encontrado num banco de sangue do cordão umbilical.

"Isto leva-nos a alertar para a grande dificuldade que há em encontrar um dador compatível de medula óssea", disse à Lusa Carmo Pinheiro, tia da pequena Cármen.

A onda de solidariedade gerada em torno de Carmen Pinheiro levou a que mais de sete mil portugueses se tenham inscrito no Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, participando em campanhas da recolha de sangue promovidas em vários locais do país.

A família pretende agora "continuar a fazer angariações" e promover ações de sensibilização que "contribuam para aumentar o número de dadores e aumentar as hipóteses de salvar vidas", sublinha Carmo Pinheiro.

A primeira iniciativa passará pela criação de um blogue "com fotos e informações sobre o percurso de quem é vítima desta doença", mas Carmo Pinheiro admite poder vir a criar "uma associação sem fins lucrativos que ajude as pessoas ao longo de todo este processo".

"Gostaríamos que Portugal entrasse para o Guinness como o país com mais dadores inscritos, porque sabemos que muitas outras crianças aguardam por uma notícia excelente como esta que nos deixou a flutuar", afirma Carmo Pinheiro.

Carmen Pinheiro, que em janeiro completou cinco anos, será quinta feira submetida a um mielograma para averiguar qual a percentagem de células cancerígenas ainda presentes no organismo. Dependendo desse resultado, poderá ter de ser submetida a um tratamento para reduzir o número de células até um valor que permita efetuar o transplante.

"A Carmen tem ainda um longo caminho pela frente, mas tem tido boa recetividade aos tratamentos e acreditamos que dentro de dois meses, aproximadamente, possa ser feito o transplante" concluiu.

DYA.

1 comentário:

Nela disse...

Oxalá tudo resulte com esta menina e todos os que procuram dadores compatíveis.
Beijinhos, Marilu