Coreia do Norte confirma "sucesso" em realização de teste nuclear
Publicidade
colaboração para a Folha Online
Atualizado às 01h47.
O governo da Coreia do Norte confirmou que realizou "com sucesso" um teste nuclear nesta segunda-feira (noite de domingo, no Brasil), informou a agência estatal de notícias norte-coreana KCNA. A nota não informa onde o teste foi realizado.
"De acordo com a demanda dos nossos cientistas e técnicos, a nossa república realizou com sucesso um teste nuclear subterrâneo em 25 de maio [...] como parte das medidas para reforçar sua potência nuclear em autodefesa", informou a KCNA, agência oficial da Coreia do Norte.
Segundo trecho da agência norte-coreana reproduzida pela agência de notícias estatal sul-coreana, a Yonhap, este segundo teste foi realizado "em um novo nível, mais elevado em termos de força explosiva e de tecnologia de controle".
Coincidindo com as informações sobre o teste, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que detectou um sismo de 4,7 graus de magnitude nesta segunda-feira na Coreia do Norte. Foi o tremor que chamou a atenção dos sul-coreanos, que detectaram um sismo semelhante quando o primeiro teste foi realizado.
O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, pediu reunião de urgência do seu Conselho de Segurança Nacional logo após o país ter detectado um tremor que indicaria a realização de um teste nuclear pela Coreia do Norte.
Entenda a tensão nuclear
O regime comunista liderado pelo ditador Kim Jong-il testou a primeira bomba nuclear em outubro de 2006, o que levou o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) a impor sanções ao país.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário